A lepra é uma doença de pele, também chamada de Hanseníase, que afeta os nervos causando grandes danos. Ela é transmitida pelas secreções do indivíduo contaminado.
A lepra tem cura através da ingestão de antibióticos e tratamento médico.
Lepra é contagiosa
A lepra é contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa através da saliva, sendo que é recomendado que o paciente leproso evite falar, beijar, tossir ou espirrar muito perto de outras pessoas, enquanto não iniciar tratamento. O indivíduo pode contaminar-se com a bactéria causadora da lepra e só manifestar sintomas muitos anos depois.
A lepra pode ser transmitida através do contato com macaco, tatu, percevejo ou mosquito contaminado.
Sintomas da lepra
O primeiro e principal sintomas da lepra é o aparecimento de manchas arredondadas, mais claras que a pele, que podem se espalhar pelo corpo. Algumas vezes podem tornar-se avermelhadas e insensíveis, pois o indivíduo deixa de sentir as diferenças de temperatura e de pressão, podendo causar acidentes sérios.
Tratamento para lepra
O tratamento da lepra é feito com a ingestão de 3 antibióticos, a Dapsona, Rifampicina e Clofazimina, durante algum tempo, sendo que após 15 dias o indivíduo já não pode mais transmitir a doença, ficando curado pouco tempo depois.