Cerca de 300 milhões de pessoas morreram durante o surto mundial da varíola, entre 1896 e o fim da década de 1970 — quando a doença foi erradicada. Acredita-se que essa seja a causa da morte de importantes figuras históricas, como o rei francês Luís XV e o faraó egípcio Ramsés V. O músico e compositorLudwig van Beethoven teria sido um dos sobreviventes da varíola, ficando com o rosto marcado pela doença.
A varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1980. O último caso teria sido na Somália, entre 1977 e 1978.
TransmissãoCausada pelo vírus Orthopoxvírus variolae, a doença era transmitida pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos.
SintomasO vírus se estabelecia na garganta e nas fossas nasais e provocava febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor nas costas e abatimento. A seguir, a doença assumia uma forma mais violenta: a febre baixava e começavam a aparecer erupções avermelhadas, primeiro na garganta, boca, rosto e, depois, pelo corpo inteiro. Com o tempo, as erupções evoluíam e se transformavam em pequenas bolhas cheias de pus, provocando dor e coceira intensa.
TratamentoQuando essa doença ainda não estava erradicada, o máximo que se podia fazer era tentar amenizar a coceira e a dor, e esperar que o organismo reagisse para vencer o vírus. O modo de frear a disseminação da varíola foi a vacina. Com ela, foi possível a erradicação da doença. Frascos com o vírus da varíola foram encontrados nos Estados Unidos, divulgou na terça-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país. A descoberta foi feita na semana passada, no prédio do Instituto Nacional de Saúde, em Maryland, utilizado pela Food and Drug Administration (FDA), agência que regula alimentos e medicamentos no país.
Os seis frascos contêm amostras do vírus congelado e estão selados com vidro derretido. Não houve nenhum tipo de contaminação. Testes serão necessários para determinar se a amostra ainda está ativa, capaz de causar a doença. De acordo com o CDC, as amostras serão destruídas após os exames.
Acredita-se que amostras do vírus tenham sido seladas na década de 1950. Não se sabe há quanto tempo estavam no prédio em Maryland, que só foi inaugurado na década seguinte.
A varíola foi erradicada na década de 1970, e as únicas amostras oficialmente conhecidas estão em laboratórios de alta segurança da Rússia e dos Estados Unidos. Uma das doenças mais letais da história, sem tratamento durante séculos, matava 30% dos infectados. Somente no século XX, foram 300 milhões de mortes. Trata-se do primeiro vírus erradicado na história, após uma massiva campanha de vacinação mundia